Eneagrama, estudando a si mesmo.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

15. DO QUE SE TRATA E OBJETIVOS DO GRUPO

Ir para baixo

15. DO QUE SE TRATA E OBJETIVOS DO GRUPO Empty 15. DO QUE SE TRATA E OBJETIVOS DO GRUPO

Mensagem por Coordenação Sex Out 07, 2016 7:23 pm

O Grupo/Fórum "Eneagrama, estudando a si mesmo", propõe a estudar e a demonstrar de modo prático e vivencial a situação consciencial em que nos encontramos, seus porquês e as saídas possíveis deste quadro. A metodologia que usaremos será a caracterologia da Personalidade humana proposta pelo Eneagrama. Porém, mais do que trazer ou propor uma quantidade enorme de simples informações intelectuais, buscaremos promover a vivência prática do que foi tratado intelectualmente.

O quê isto significa?

Significa que estaremos intercalando informações intelectuais com exercícios práticos, os quais não interferirão na rotina diária dos participantes, aliás, os mesmos deverão ser executados durante as suas atividades comuns e rotineiras.

E o que é caracterologia?

É o estudo do caráter e da personalidade sobre princípios e fundamentos lógicos, acessíveis e observáveis.

Ao longo da história houve muitas propostas para se definir uma teoria e uma construção prática da tipologia dos caracteres humanos. A começar pelos filósofos gregos como Demócrito, Galeno e Hipócrates com a teoria dos 4 humores. Assim, tais estudos e propostas de definição dos tipos de personalidades foram designados com a palavra CARACTEROLOGIA, pelo filosofo alemão Julius Bahnsen (1830-1881), [Recomendamos a leitura dos documentos: "Caracterologia", "A Caracterologia de Erich Fromm" e a "História da Psicologia", todos serão postados em breve].

Conforme dissemos, são muitas as teorias e estudos realizados; e tais estudos adentram, perpassando toda a nossa história, até os dias modernos como as do próprio Bahnsen, Freud (1856-1939), Eugene Bleuler (1857-1940), Jung (1875-1961), Spranger (1882-1963), Minkowski (1885-1972), Erich Fromm (1900-1980) e muitos outros se tornando pouco prático e insípido citar todos [recomendamos a leitura do documento a "História da Psicologia"].

O importante é que o Eneagrama é uma proposta de Tipologia humano muitíssimo mais antigo, retornando à época da civilização Suméria (5.500 a.C), onde foi encontrado resquícios de registro do símbolo e, posteriormente, vindo a reaparecer parcialmente em outros momentos da história. Mas, tudo isto será detalhado em nossos estudos.

Este estudo será GRATUITAMENTE ofertado, compartilhado e implementado no Fórum "ENEAGRAMA, Estudando a si mesmo".

Repetindo, o estudo será em torno da caracterologia da personalidade humana com fundamentação no Eneagrama ou, também, conhecido como Protoanálise. O estudo será virtual, através de textos, imagens, vídeos, práticas, exercícios, trocas e toda uma interatividade.

O Eneagrama não é uma religião e não faz nenhuma intervenção na orientação religiosa das pessoas. Ele é um estudo prático vivencial que define 9 Tipos Caracterológicos da Personalidade Humana (existirá outros textos que defineremos melhor o que seja o Eneagrama). Mas, resumida e sinteticamente, além do que já dissemos anteriormente, ele é um sistema de autoconhecimento. Conhecimento do por quê somos como somos e porquê as pessoas são o que são. Ele nos auxilia a entender o porquê temos imensas dificuldades em sermos diferentes em relação ao que atualmente somos, e ao mesmo tempo lança luz sobre as nossas dificuldades, sobre os nossos pontos fortes e fracos, esclarecendo o que temos de melhorar e transformar em nós.

O Eneagrama, também, nos auxilia em todas as formas de relacionamentos, nos proporcionando a aceitação dos outros e de nós mesmos, pois a partir do momento em que nos conhecemos, somos capazes também de ver os outros. E enxergando-os, temos a possibilidade de compreender porque agem de tal ou qual estilo/modo, da mesma maneira porque eu mesmo ajo assim ou assado.

O estudo ocorrerá em módulos sequenciais, sumariamente descritos no documento/postagem Sumário dos Estudos. No entanto, o Fórum Eneagrama foi projetado para permitir que cada pessoa possa estar numa determinada fase dos estudos, que poderá ser bem diferenciada de outros membros ou participantes. Deste modo, o progresso e o próprio desenvolvimento dos estudos dependerá de cada um (pessoa). Sendo que será a própria pessoa que determinará seu ritmo (dentro de certos limites) e também os horários de acesso ao Fórum e o encaminhamento de seus estudos. Ao completar um tema, conforme apresentado no Sumário, a pessoa será liberada para passar ao próximo Tema e assim sucessivamente. 

Lembramos que cada Tema será composto de um texto informativo, um exercício teórico sobre o texto estudado e uma atividade prática vivencial correlacionada. Deste modo, estaremos trazendo para o terreno da concretude, isto é, o campo prático, as informações passadas e absorvidas intelectual ou teoricamente. 

Atenciosamente,
Coordenação
Coordenação
Admin


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos