20. Crenças

Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

20. Crenças

Mensagem por Coordenação em Qua Jul 12, 2017 2:32 pm

CRENÇAS

É uma assunto complexo, Alice. Mas, olhando sob as definições da psicologia cognitiva-comportamental:

As crenças são as ideias e percepções de uma pessoa, consideradas por ela absolutas e verdadeiras. As crenças são formadas a partir da visão que a pessoa tem de si e do mundo. É através de nossas crenças que olhamos para todas as situações de nossa vida.

As crenças se originam de muitas fontes, como por exemplo, da nossa educação, através do exemplo de pessoas importantes em nossas vidas, por “traumas passados”, experiências repetidas e também pela cultura onde vivemos e trabalhamos. À medida que vamos estabelecendo nossas crenças, também adquirimos diferentes níveis de pensamentos, que poderão reforçar as crenças que os originaram.

Em determinadas situações, nossas vivências facilitam uma compreensão errônea e inadequada da realidade, através de processamentos falhos, isto é, erros de pensamento ou cognitivos. A partir disto, vamos formando conceitos inválidos, onerosos, equivocados etc e desenvolvendo crenças que chamamos disfuncionais.

À medida que formamos estas crenças, precisamos ficar atentos, pois as mesmas podem formar círculos viciosos na intenção de não “quebrar” estes pensamentos, ou seja, elas tendem a repetir-se. Por exemplo, se você  possuir uma crença de fracasso, provavelmente não se dedicará de forma eficaz nos estudos. Afinal de contas, por que você se esforçaria se tem certeza de que não irá passar? Sem esforço, a não melhora na maneira de estudar é praticamente inevitável, e essa possível piora ou a própria estagnação irá reforçar suas crenças de fracasso. Da mesma forma ocorre o contrário, pois se você se esforçar terá grandes chances de modificar e de estabelecer uma nova crença, mas desta vez, de sucesso.


Lise Bourbeau, As Cinco Feridas da Alma que Impedem Ser Eu mesmo: escreveu:"Todos temos muitas crenças que nos impedem de ser o que desejamos ser. Quanto mais estas formas de pensar ou estas crenças nos prejudicam, mas procuramos ocultá-las. Inclusive, chegamos a acreditar que não nos pertencem. Poder superá-las exige, portanto, que nos reencarnemos repetidas vezes. Nossa alma poderá alcançar a felicidade plena somente quando nosso corpo mental, emocional e físico estiverem atentos ao nosso DEUS interior."

P.S.: No entanto, a última frase, eu diria assim: Somente poderemos alcançar a felicidade plena quando o nosso corpo mental, emocional e físico estiverem harmonizados e conseguirmos ser um com o nosso DEUS interior.



Finalmente, reflitam nas definições de Crença e Hábito, pois, como alguns, às vezes, confundem estas duas coisas... Cremos que a partir delas será mais fácil distinguir, entre um e outro:

CRENÇA:

substantivo feminino
1. estado, processo mental ou atitude de quem acredita em pessoa ou coisa.


   "revela uma grande c."

2. fé, em termos religiosos.

3. convicção profunda.

   "sua c. no partido não esmoreceu"

4. opinião manifesta com fé e grande segurança.

   "nossa c. é de que venceremos"

5. p.met. aquilo ou aquele em que se crê; o objeto ou alvo de uma crença.

6. fil no pensamento medieval, fé religiosa, convicção na doutrina e nos ensinamento sagrados, considerados compatíveis e coerentes com a reflexão racional.

7. fil no empirismo moderno, disposição subjetiva a considerar algo certo ou verdadeiro, por força do hábito ou das impressões sensíveis.

Veja mais sobre Crenças aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cren%C3%A7a




HÁBITO:
substantivo masculino

(hábito) disposição duradoura adquirida pela repetição frequente de um ato, uso ou costume; certo costume, prática, uso; a forma cristalina característica de um mineral; vestimenta de uma certa ordem religiosa, profissão etc.

  1. disposição duradoura adquirida pela repetição frequente de um ato, uso ou costume
       "Eu tenho o hábito de tomar café de manhã."

  2. certo costume, prática, uso
       "Nós ocidentais temos o hábito de dar um aperto de mão ao nos encontrarmos."

  3. (Mineral) a forma cristalina característica de um mineral
        "O hábito cristalino pode enganar os menos experientes pois o sistema cristalino pode ser mascarado ou escondido."

  4. (Vestuário) vestimenta de uma certa ordem religiosa, profissão etc
        "O hábito não faz o monge."





Última edição por Coordenação em Sex Jul 28, 2017 11:37 am, editado 1 vez(es)
avatar
Coordenação
Admin


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum