Eneagrama, estudando a si mesmo.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

19. Comunicação a(e)fetiva

Ir para baixo

19. Comunicação a(e)fetiva Empty 19. Comunicação a(e)fetiva

Mensagem por Coordenação Qua Jul 26, 2017 12:54 pm

Comunicação a(e)fetiva

Grande parte dos problemas de relacionamento acontecem na troca de informações feitas pelo casal, a família ou nas relações profissionais.

Em essência o que buscamos é um senso de intimidade emocional com alguém para relaxar e florescer quem somos. Mas no meio do caminho nos perdemos e ficamos lutando por poder pessoal e isso cria uma desconexão fundamental que nos dá a sensação de isolamento, inadequação e infelicidade. Pessoas controladoras costumam perder o gosto pela viagem emocional no contato com as pessoas porque estão presas em fórmulas e vontade de dominação

19. Comunicação a(e)fetiva Conversa
Não sei o que eles acabaram de falar, mas aproximou

Será que o estrondo emocional que fazemos na superfície (que chamamos de relacionamentos pessoais) é efetiva ou é uma forma de manter tudo bem longe de nosso coração?

A comunicação a(e)fetiva traz essa leveza e profundidade para os diálogos, pois ao mesmo tempo que é efetiva ao tocar o outro ela é afetiva ao expressar algum tipo de afeto como raiva, medo, tristeza, amor sem perder a empatia com os demais.

Nossa comunicação é muito cheia de ruídos, pois não conseguimos expressar emoções difíceis sem ferir e contra-atacar quando na realidade estamos machucados, querendo cuidado e proximidade. Vivemos num mundo de pessoas defendidas emocionalmente, portanto a comunicação a(e)fetiva tem o objetivo de se comunicar a partir da própria vulnerabilidade como uma força pessoal e não uma fraqueza.

A ideia é evidenciar a vulnerabilidade do que se sente de forma despojada e corajosa para criar comunicação e atingir o ponto e não mostrar quem é que manda. Essa comunicação não se circunscreve ao marido, amante, namorado, mas ao pai, a mãe, a amiga ou o sócio, mas qualquer um.

Comunicação a(e)fetiva, não é uma caricatura, mas princípios básicos de comunicação que incluem: assumir para si o que se sente diante de certas situações sem acusar, atacar, vitimizar, culpar ou reclamar, mas expressar com consciência algo que aproxime as pessoas e não crie distanciamento. Com tempo de treino a frase sai mais curta e no entanto sai de forma que aproxime…

Para os controladores de plantão essa fala soa fraca ou ineficaz, mas o ponto não é funcionar e sim estabelecer uma comunicação limpa pelo menos da parte de quem emite para não gerar ruído. Não é sair vencedor da conversa, é tirar a necessidade de haver uma verdade final e evidenciar a realidade emocional presente. Se o objetivo de nossas relações é criar conexão e intimidade com as pessoas que amamos não faz sentido pensar em termos de funciona/não funciona…

Com o tempo você vai conseguir falar sem aquele tom ardido e cheio de raiva e acessar os outros imediatamente só com um toque, porque a intimidade e a cumplicidade já estarão embutidas na comunicação.

Será que somos capazes de operar com a guarda baixa e sem o controle de tudo?

Os barulhos, sons, falas e movimentos que produzimos em sua maioria são formas sutis e socialmente aceitas de não-comunicar o que está submerso de lindo ou doloroso.

Só as pessoas de personalidade madura conseguem efetivamente se comunicar a partir de suas fragilidades. As pessoas mais infantis assumem dramatizações, agressividade e comportamento estereotipado.

A regra é simples substitua acusação, culpa ou dedo apontado (que distancia e desconecta as pessoas) por falar em primeira pessoa, e comunicar um sentimento associado a uma situação perturbadora (que aproxima mesmo que haja um sentimento difícil envolvido).

O que distancia: “Eu odeio você”

O que aproxima: “Eu me sinto triste e distante quando você age dessa forma comigo.”



O que distancia: “Para de olhar para aquela vagabunda”

O que aproxima: “Quando você olha para aquela mulher com brilho nos olhos eu me sinto diminuída e com menos valor para você



O que distancia: “Para de acelerar o carro que nem um louco”

O que aproxima: “Quando você dirige acelerado eu me sinto acuada e desprotegida ao seu lado”



O que distancia: “Você é maluca”

O que aproxima: “Quando você grita e muda de opinião sem me explicar os motivos eu me sinto confuso e frio com você e sinto o impulso de me afastar mais ou tentar explicar racionalmente cada passo e só piora.”



O que distancia: “Não fui eu”

O que aproxima:“Quando você descobre algo que fiz de errado e me aponta furiosamente sinto pouca  vontade de compartilhar realmente com você o que acontece comigo.”

 

SOBRE O AUTOR:
Frederico Mattos
Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.



___________________________________________________

Coordenação
Coordenação
Admin


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos