3. Sobre as contribuições...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

3. Sobre as contribuições...

Mensagem por Coordenação em Seg Nov 06, 2017 1:57 pm

NOVAMENTE, AS CONTRIBUIÇÕES

Achamos que este assunto está se prolongando além do necessário e, com este, esperamos estar fechando-o. Só nos dispusemos a trazer o assunto à baila novamente, porque acreditamos que venha acrescentar alguns outros esclarecimentos acerca de tema tão delicado e sensível...

Recebemos uma pergunta que consideramos bastante interessante e, como a nossa resposta poderá vir auxiliar um pouco mais no esclarecimento do assunto, resolvemos por compartilha-la:
Alguém escreveu:Carlos, nos desculpe a intervenção, mas está nos parecendo que você está criando uma divisão entre os  participantes dos estudos no site ou fórum, como você chama: Os contribuintes e os outros...
Bom, de certo modo, em parte, não deixa de ser verdadeira suas observações e conclusões. Mas, antes de nos explicarmos, gostaríamos de dizer que não há porque a amiga se desculpar por nos perguntar ou se posicionar. Na verdade, nos sentimos felizes, pois isto é uma indicação e mostra de que conseguimos passar a liberdade para as pessoas se manifestarem a respeito de seus sentimentos, pensamentos e etc.

Muito bem, posto isto! Sabe o que pudemos observar, durante este 1 ano de existência do fórum Eneagrama? Vimos e observamos a manifestação da principal face das dificuldades dos estudos em ambiente virtual: O comprometimento. Muitos se cadastram, se inscrevem, porém poucos são os que levam os estudos ou a participação adiante.

E destes que se dispõem a estudar, ou pôr as mãos na massa, uma parcela menor ainda são os que mantêm uma regularidade, compromisso e disciplina.

Em vista destes fatos e sendo que estamos arcando sozinhos com a manutenção do fórum, pensamos em dividir, ou melhor, compartilhar, parte de nossas responsabilidades, solicitando a quem se interessar, a nos ajudar na manutenção do fórum. Este assunto foi explicado em alguns postes que podem ser encontrados no próprio fórum. Portanto, não vamos detalhá-los novamente. Pedimos para que acessem os mesmos no fórum, onde poderão se inteirarem melhor, caso venha a ser de interesse.

Também aproveitamos a oportunidade para esclarecer e informar que aqueles que vierem a terminar os estudos, serão convidados a nos ajudar na administração do fórum e implementação de atividades para os demais estudantes e participantes. Outro fator, gostaríamos de vir, igualmente, a fomentar grupos presenciais, mas, por enquanto, os participantes tem demonstrado entraves insuperáveis de momento.

Retomando o tema, no mínimo, as contribuições é uma forma de se demonstrar interesse, compromisso e participação, dentre outras questões. Além disto, a experiência nos demonstra que, o quê as pessoas alcança gratuitamente não são de muito valorizar, ou dar peso ou demonstrar um interesse maior por elas. Estamos dispostos a pagar alguns milhares de reais em uma viagem para um determinado lugar de nosso interesse, mas não estamos muito dispostos a abrir mão de algum valor, tempo, disposição e etc em função da viagem interior. A qual nos é muito mais importante e fundamental!

De qualquer modo e além de outras questões, não vemos como justo tratar aqueles que não estão demonstrando o menor interesse ou compromisso da mesma maneira e no mesmo patamar daqueles que estão dispostos a se comprometerem e, realmente, estão se dispondo a participar de modo mais ativo e efetivo nos estudos.

Portanto, não somos nós que queremos fazer esta divisão, ela já ocorre por si; ou seja, são os próprios interessados que se posicionam, automaticamente, em um lado ou no outro. E, por outra parte, há de se convir que o valor da contribuição é acessível a qualquer um. Por conseguinte, não será devido a este valor que alguém deixará de estudar ou de ter acesso às informações compartilhadas no fórum Eneagrama.

E por outro lado, por que não deveríamos trazer aos que estarão contribuindo, dados e instruções mais especializadas, além de atividades extra fórum, para quem se interessar? Vemos a contribuição como uma forma de comprometimento, de interesse, de disposição ativa a seguir em frente. Portanto, nada mais justo do que trazer para estas pessoas mais material de aprendizagem e crescimento. Não concordas?

E, além disto, independentemente de qualquer situação, a nossa dedicação será a mesma, tanto para uns quanto para com os outros, caso venham a necessitar de nossas orientações ou apoio.

Desde o início, nada impusemos e tão pouco vamos impor alguma obrigatoriedade. Tudo decorre do interesse e da boa vontade dos interessados, seja em participar, se comprometer ou ajudar.

Em síntese, é isto!

Abraços,



avatar
Coordenação
Admin


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum