27. Conselhos para quem ama uma pessoa depressiva

Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

27. Conselhos para quem ama uma pessoa depressiva

Mensagem por Coordenação em Sex Nov 10, 2017 2:57 pm

8 conselhos importantes a quem ama uma pessoa com depressão



PHOTOGRAPHEE.EU/SHUTTERSTOCK

Tristeza constante sem motivo claro ou específico que se manifesta durante a maior parte do dia, quase diariamente, durante pelo menos duas semanas, é a característica considerada base de um quadro de depressão.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. No Brasil, cerca de 7,6% da população adulta convive com a doença, que afeta não somente o indivíduo, como a todos que o cercam.

Se você conhece alguém próximo que foi diagnosticado com depressão e não sabe exatamente como lidar com o problema, vale conhecer alguns conselhos importantes que ajudam a conviver melhor com a situação e até trazer maior conforto e segurança.

Como ajudar alguém que sofre de depressão


Muitas pessoas depressivas sequer sabem que sofrem com a doença, o que exige cuidado e atenção ainda maior de um ente querido. Alguém próximo é capaz de ajudar incentivando a pessoa a falar sobre seus sentimentos e a buscar ajuda médica.

O segundo passo é mostrar apoio de forma clara, explícita e objetiva. Em vez de apenas aconselhar e tentar animar com palavras carinhosas e de superação, se ofereça para acompanhar a pessoa em consultas médicas ou mesmo em tarefas do dia a dia.

É importante ainda ajudar a pessoa deprimida a entender os próprios sentimentos e admitir que existe um problema. De acordo com o psiquiatra Geraldo Possendoro, mestre em Neurociências e Comportamento, mostrar ao familiar como ele mudou ou como ele tem se isolado, mas sem julgamentos, é fundamental para que ocorra uma compreensão da situação.

Depressivos nem sempre aceitam ouvir que "tudo vai ficar bem", pois, por não conseguirem controlar a doença, acabam se sentindo incapazes e tendem a ficar ainda mais isolados.

Apesar de repleto de boas intenções, o conselho oferecido para que a pessoa “pense positivo” não surte efeito real e, de acordo com o psiquiatra Diego Tavares, do Hospital das Clínicas da USP, ter pensamentos negativos faz parte da psicologia normal do nosso cérebro e tentar mascarar tais ideias não evita ou melhora a depressão.

Tenha em mente que nenhuma mudança acontece da noite para o dia e que paciência é fundamental para ajudar uma pessoa a superar a depressão. Evite fazer cobranças por melhoras ou pressionar por determinadas atitudes, que podem piorar ainda mais a situação.

Em casos extremos, quando você perceber grande resistência da pessoa deprimida aos cuidados, necessidade de se isolar e sinais de comportamento suicida, converse com um psiquiatra sobre um tratamento compulsório.

Cuide de si mesmo e se fortaleça para conseguir ajudar uma pessoa com depressão. Nem sempre é fácil lidar sozinho com a situação e conversar com amigos, familiares próximos ou mesmo um profissional pode ser importante para não adoecer junto com o ente querido.


ESCRITO POR PAULO NOBUO



___________________________________________________________________________________________________________
Matéria de Paulo Nobuo, publicada em VIX, link: https://www.vix.com/pt/saude/549284/8-conselhos-importantes-a-quem-ama-uma-pessoa-com-depressao
avatar
Coordenação
Admin


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum