Eneagrama, estudando a si mesmo.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

03. Mentiras...

2 participantes

Ir para baixo

03. Mentiras... Empty 03. Mentiras...

Mensagem por Coordenação Sáb Out 08, 2016 10:14 pm

Este é um assunto que abordaremos em nossos estudos. No entanto, já estudava sobre isto na década de 1980. Portanto, há bom tempo. E é relativamente fácil perceber as mentiras...

Deixo abaixo um artigo interessante para começarmos a refletir e, certamente, é um assunto de suma importância em nossos estudos.

Que o artigo possa começar abrir novas perspectivas em nossa visão e abordagem deste tema, importante, na vida de todos e de qualquer um, em todas as suas áreas de relacionamento: Pessoal, profissional e etc.!
.
Acesse o tema aqui: 6 Pistas para Flagrar Mentiras Numa Conversa de Negócios


Ou neste link: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/6-pistas-para-flagrar-mentiras-numa-conversa-de-negocios

03. Mentiras... Size_810_16_9_homem-com-nariz-de-pinoquio-mentiroso-mentira-mentir


____________________________________
REFERÊNCIA: O link acima indicado foi acessado pela última vez em 02/11/2016, às 19:35 hs.
Coordenação
Coordenação
Admin


Ir para o topo Ir para baixo

03. Mentiras... Empty Mentiras

Mensagem por Alice Scalioni Qua Jul 12, 2017 5:42 pm

Carlos,

No artigo temos exemplos de mentiras no trabalho, em negócios. Mas, o que sempre me intriga é que existem pessoas, eu conheço duas, que mentem o tempo todo a respeito de tudo, sem necessidade alguma. Uma delas é psicóloga e atendia, cuidava de outras pessoas, é inacreditável. A outra, não consegui identificar o porquê. O que reparei foi a necessidade que estas pessoas tem de se dar valor, ao contar uma mentira e geralmente esta mentira os favorece, eles se sentem especiais, diferentes, melhores que os outros. Não sei se identifiquei corretamente, mas com este costume elas mentem pra elas mesmas, aí me confundi toda. Pode comentar isto?

Obrigada,

Alice
Alice Scalioni
Alice Scalioni


Ir para o topo Ir para baixo

03. Mentiras... Empty Re: Considerações sobre a mentira...

Mensagem por Coordenação Qua Jul 12, 2017 6:39 pm

Olá Alice,

Muito intrigante (no sentido de incitar a curiosidade) as suas observações e ponderações.

Sobre este tema, Mentira, podemos adiantar algumas considerações...

Primeiro, antes de qualquer outro detalhe, nós, vamos encontrar - basicamente - duas ordens ou tipos de mentiras: Uma externa e uma interna.

Mas, independentemente, da "ordem" da mentira, todos nós mentimos o tempo todo. Ou, para nós mesmos, em um processo de autoengano, e/ou, externamente, para os outros. Nós mentimos tanto que Oupensky propõe uma nova definição de Psicologia, onde ele diz que deveríamos defini-la como "o estudo da mentira".

Por que nós mentimos para nós mesmos? Por vários motivos e causas. Uma das causas se firma no fato de não nos conhecermos. Como não nos conhecemos de modo objetivo, mentimos acerca de nós, ao idealizarmos condições, capacidades, atributos e etc que não possuímos ainda, ou que não somos e etc, porém que desejamos, gostaríamos de ter ou de ser e etc. E, dentro de quadro, o triste da história é que não sabemos e não temos a menor (e, muitas vezes, recusamos ter) condição de separar a mentira da realidade.

É, realmente, uma situação complexa.

Agora, um dos motivos que podemos apontar para a nossa mentira, deve-se ao fato de não nos aceitarmos. Como não aceitamos o que vemos em nós, ou o que percebemos, ou o que somos ou estamos etc, nos autoenganamos. Todo engano para si e acerca de si mesmo é uma mentira!

No entanto, como é difícil enganar a Consciência Profunda, tendemos a enganar (mentir) para os outros. Pois, se conseguirmos fazer com eles "compram" a nossa mentira, nos convencemos de que é verdadeira aquilo que queremos mostrar, aparentar e etc. Ou seja, se outro aceita a mentira como verdade, esta mentira tem tudo para ser mesmo uma verdade. É esta a história que contamos para nós mesmos, e assim "apaziguamos" (narcotizamos) a nossa consciência.

Infelizmente, são muitas as razões do porquê mentimos para nós mesmos e para os outros. Fora os contextos tratados acima, ainda a questão da compulsividade. Esta compulsão vem do Espírito. Ou seja, como esse Espírito viveu várias vidas mentindo, ele acaba alimentando (criando) uma compulsão na área lesada ou que foi lesada. O que o levará a se tornar um mentiroso compulsivo. E o reajuste (reequilíbrio) desta "situação" irá demandar muitos esforços, quiçá, muitas vidas, para resolver o problema.

Além destes aspectos tratados acima, vamos, ainda, nos deparar também com o fator Eneatipológico, isto é, alguns Eneatipos tendem a ser mais mentirosos do que outros. Sem esquecer, jamais, que qualquer Tipo pode vir a ter problemas nesta área, conforme apontando acima.

Entretanto, os Tipos 3, tendem a ser mentirosos. Neste caso, é algo compulsivo, porém que se refere a uma compulsividade própria dos Eneatipos. No caso do Ego, a sua Fixação é conhecida como MENTIRA.

Mas, fora os Tipos 3, encontramos também que os Subtipos Sexuais e Sociais do Eneatipo 2 tendem para a mentira; principalmente, o Subtipo Sexual, eles são bastante mentirosos. Além destes, vamos encontrar alguns tipos de Eneatipos 7, com sérios problemas na área da MENTIRA.

As pessoas que você mencionou, parece-nos ser do Tipo 3. É quase certeza!









Última edição por Coordenação em Qua Jul 12, 2017 6:56 pm, editado 2 vez(es)
Coordenação
Coordenação
Admin


Ir para o topo Ir para baixo

03. Mentiras... Empty Re: 03. Mentiras...

Mensagem por Alice Scalioni Qua Jul 12, 2017 6:53 pm

Ainda não consigo identificar os tipos, mas pelo pouco que li até agora são do tipo 3 mesmo.
Alice Scalioni
Alice Scalioni


Ir para o topo Ir para baixo

03. Mentiras... Empty Re: 03. Mentiras...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos